Recupere o controle da sua vida e melhore sua saúde com o meu apoio especializado!

Meu maior objetivo é que você alcance seu ponto de equilíbrio e conquiste maior qualidade de vida.

Tratamentos

Os problemas de saúde mental têm atingido cada vez mais pessoas e se tornaram uma preocupação prioritária das autoridades, tamanha sua interferência na sociedade. Com profissionalismo, conhecimento e responsabilidade é possível tratar esses transtornos e devolver aos pacientes o bem-estar, saúde plena e qualidade de vida.

Trauma Emocional

Os traumas psicológicos surgem quando a pessoa passa por uma situação muito ruim, de degradação moral ou de experiência negativa, cujas lembranças se transformam em angústia e dor. E se manifestam por estresse, ansiedade, angústia, desatenção, agressividade, pesadelos e evitação de lugares, situações ou estímulos parecidos com os do evento.

Depressão

O transtorno depressivo acomete cerca de 20% da população geral, se configurando como um problema de saúde pública: um em cada seis adultos irá sofrer de depressão ao longo da vida. Estima-se que em 2030 ela será a principal doença em impacto global, e atualmente ela já é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. A depressão se caracteriza por tristeza associada a outros sintomas como perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, desânimo, pensamentos negativos, insônia, alteração do apetite e inúmeros sintomas físicos. Em casos mais graves pode causar alucinações, desconfiança extrema, paranoia e hipocondria que persistem por mais de duas semanas. Provoca muito sofrimento e inúmeros prejuízos à vida pessoal, profissional e familiar; e pode levar ao suicídio.

Transtorno Bipolar

A idade média de início do transtorno bipolar é entre 18 e 25 anos. No entanto, estima-se que um em cada seis pacientes experimenta sintomas bipolares por, pelo menos, dez anos antes de receber um diagnóstico preciso. O paciente apresenta, ao longo da vida, alterações de humor com sintomas variando de uma melancolia profunda a um período prolongado de extrema aceleração psíquica e de pensamentos, irritabilidade, mudanças bruscas de humor, falta de atenção e sono agitado. Também é comum surgir comportamentos compulsivos e de alto risco. O número de suicídio em bipolares é 30 vezes maior que na população em geral.

Transtorno de Ansiedade

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) possui um aspecto central que é o humor ansioso. A pessoa apresenta preocupações excessivas com eventos cotidianos na maioria dos dias, por pelo menos seis meses. Nos casos de TAG o humor ansioso é acompanhado de alguns sintomas como inquietação, sensação de estar com os nervos à flor da pele, fadiga, dificuldade de concentração, sensação de “branco” na mente, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono, entre outros.

Bulimia

As características essenciais da Bulimia Nervosa (BN) consistem em episódios de hiperfagia (aumento patológico do apetite) e métodos compensatórios inadequados para evitar ganho de peso. Isso ocorre, em média, pelo menos duas vezes por semana durante três meses. Um episódio bulímico é definido pela ingestão, em um período limitado de tempo (geralmente menos de duas horas), de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria dos indivíduos consumiria sob circunstâncias similares. Pessoas com BN comumente se envergonham de seus problemas alimentares e procuram ocultar os sintomas, por isso as crises de bulimia costumam ser mantidas em segredo.

Anorexia

A anorexia nervosa se caracteriza pela recusa em manter o peso corporal dentro dos padrões de normalidade adequados à idade e altura. Outros sintomas são o medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo (mesmo estando com o peso abaixo do normal), perturbação na percepção do próprio peso ou forma do corpo, autoavaliação negativa em relação ao corpo, negação do baixo peso corporal atual e ausência de pelo menos três ciclos menstruais normais. Pode ser de dois tipos:  restritivo ou compulsão periódica/purgativo.

Compulsão Alimentar

O transtorno de compulsão alimentar periódica se caracteriza pela apresentação de pelo menos três dos seguintes comportamentos alimentares: comer rapidamente, comer até sentir-se cheio, ingerir grandes quantidades de comida mesmo sem estar com fome, comer escondido, sentir repulsa de si mesmo, sintomas depressivos ou excesso de culpa após as crises de compulsão.

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um problema do desenvolvimento que afeta cerca de 5% das crianças e adolescentes e 2,5% dos adultos no mundo, segundo estudos americanos. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, dificuldade de manter-se concentrado e impulsividade, com ou sem hiperatividade (agitação excessiva). Em 50% dos casos os sintomas costumam ocorrer antes dos 7 anos de idade. Os pacientes com TDAH frequentemente apresentam transtornos psiquiátricos concomitantes. Dados estatísticos demonstram que, entre 18 e 44 anos, cerca de 19% deles sofre de transtorno bipolar, 18% de depressão, 29% de fobia social e 15% de abuso de drogas, dentre outros.

Síndrome do Pânico

O ápice do transtorno são as crises de pânico, cujos principais sintomas são: falta de ar ou sensação de asfixia, vertigem ou sensação de desmaio, palpitações, taquicardia,  tremores, sudorese, sufocamento, náuseas ou desconforto abdominal, formigamento, calafrios, dor no peito; medo de enlouquecer, perder o controle ou morrer. Em função desses sintomas físicos é comum o paciente demorar a ser diagnosticado, porque muitos deles são confundidos com problemas cardíacos. O ataque de pânico tem início súbito e pode durar de 10 a 30 minutos. Pode ocorrer espontaneamente (sem estímulo aparente) ou ser precipitado por situações de estresse.

Estresse

O estresse crônico atinge 90% da população mundial e se manifesta na forma de doenças físicas e psíquicas como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, obesidade, depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade. Por estar relacionado a uma diversidade de fatores, o estresse também requer um tratamento que analise o paciente de forma mais ampla para ajudá-lo a transformar e ressignificar as situações conflitantes do dia a dia.

A esse respeito Dra. Vera Garcia escreveu o livro Vença o Estresse em 4 Passos.

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é caracterizado por obsessões e/ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem muito tempo, causar sofrimento acentuado ou prejuízo significativo. As obsessões são pensamentos inadequados repetitivos que geram ansiedade extrema. Já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais como orar, contar, etc; cujo objetivo é prevenir ou reduzir a ansiedade causada pelos pensamentos. O TOC pode estar associado a diversas patologias como: depressão, transtorno de ansiedade, transtornos alimentares e outros. Geralmente se inicia na adolescência, contudo pode ocorrer também na infância.

Fibromialgia

É uma síndrome dolorosa crônica caracterizada pela presença de dor musculoesquelética difusa por pelo menos três meses e em 11 a 18 pontos dolorosos que não possam ser explicados por outras doenças. Outros sintomas podem estar presentes, como: fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, dor de cabeça, síndrome do intestino irritável, cólicas menstruais, dormência ou formigamento nas extremidades, problemas de raciocínio ou de memória, síndrome das pernas inquietas, sensibilidade à temperatura.

Fobia Alimentar

A Fobia Alimentar (FA) ou fagofobia é caracterizada pelo medo excessivo de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês. Pode ser desencadeada por um evento traumático em que tenham ocorrido vômitos ou sensação de asfixia provocada pela comida; ou, ainda, por uma questão emocional. É mais comum o início na infância (principalmente em mulheres), após alguma infecção ou evento que tenha ocorrido com vômito associado. A vivência traumática desse episódio pode evoluir com recusa alimentar. O paciente sente muita vergonha de comer em público e, por isso, evita fazer refeições com outras pessoas.

Tricotilomania

A tricotilomania se caracteriza essencialmente em arrancar os próprios cabelos de forma recorrente, resultando em perda capilar visível. Os cabelos arrancados podem ser de qualquer região do corpo, sendo as sobrancelhas, couro cabeludo e cílios os locais mais frequentes. Os episódios estressantes podem acentuar o comportamento, mas pode acontecer também durante momentos de relaxamento como, por exemplo, assistindo TV. Outras característica da tricotilomania é sensação de alívio ou prazer ao arrancar os cabelos. Porém, a sua prática deve causar sofrimento clinicamente significativo e prejuízo no funcionamento social ou em áreas importantes da vida do indivíduo.

Vício em Internet

O vício em internet ainda não é um transtorno mental estabelecido nas classificações oficiais de doenças mentais, contudo os critérios propostos para esta condição incluem a perda de controle sobre o uso da internet, com um tempo gasto demais de seis horas por dia, fora do ambiente acadêmico ou empresarial, resultando em acentuado desconforto físico e mental, dores de cabeça, náuseas, problemas oculares e outros. Alterações de humor, ansiedade, depressão, insônia, sensação de abstinência, repercussões negativas na vida social, familiar e profissional também são sintomas do vício em internet. Também ocorrem com muita frequência alterações nos hábitos alimentares porque os indivíduos não conseguem sair do computador sequer para fazer as refeições.

Coaching

O coaching visa captar e liberar todo o potencial de uma pessoa para otimizar a sua performance e, assim, ajudá-la a resolver seus problemas. Durante o processo de coaching o cliente é conduzido a identificar suas crenças limitantes adquiridas ao longo da vida e reforçar as características produtivas, especialmente aquelas necessárias para o cumprimento dos seus objetivos.
O intuito principal do coaching integral é ajudar o cliente a atingir suas metas, aprendendo a gerenciar os próprios pensamentos e a reforçar potenciais para transformar desafios em oportunidades de crescimento pessoal, profissional e espiritual.